segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Os jovens e o tabaco

Cada vez me custa mais ver a quantidade de miúdos que fuma.

E quando falo de miúdos não digo jovens ou adolescentes, digo miúdos mesmo, praticamente crianças. Assusta-me ver a quantidade de pessoas que começam a fumar cada vez mais cedo. Acima de tudo porque não entendo a razão.

Duvido que haja alguém capaz de me explicar ou de me dar uma boa razão para se começar a fumar.

Para ser incluído naquele grupo espectacular da escola? Se para se fazer parte de um grupo espectacular tem que se começar a fumar, então a situação é mesmo triste porque sinceramente eu consigo encontrar dezenas de razões para querermos fazer parte de um grupo de amigos e nenhuma delas passa por termos de nos intoxicar.

Para mostrar que já são muito crescidos? É assim, só o facto de acharem isso já mostra a vossa imaturidade e vossa criancice. Além de que a carinha de imberbe que a maioria tem tb não engana e não é por terem um cigarro pendurado nos lábios que passam a ser grandinhos.

Para terem as mãos ocupadas? E esta é dirigida em grande parte às raparigas, que normalmente gostam de gesticular imenso e muito animadas com o cigarrinho entre os dedos, a mostrar que são super giras e modernas e até fumam e tudo. Por favor, é que chega a ser ridículo olhar para vocês, quase que a rezar para que ganhem uma personalidade a sério e deixem de precisar de ter um cigarro como bengala para conseguirem ser notadas.

Porque controlam perfeitamente a quantidade que fumam e só fumam quando querem? Lamento, mas isso normalmente nunca funciona porque o que acontece é que a nicotina literalmente cria receptores no organismo, pelo que este passa a precisar de receber essa substância, torna-se dependente dela, por isso mesmo que no principio consigam decidir quando é que querem fumar, mais cedo ou mais tarde, esse domínio acaba. Ainda por cima como começam ainda nem pêlo na venta têm , mais cedo criam esses receptores e mais cedo tornam-se dependentes. Acreditem, eu sou bióloga, eu sei.

E já agora para os meninos, aqui vai um aviso. Está demonstrado que o tabaco dá cabo dos vossos espermatozóides. E como cada vez fumam mais cedo e têm filhos mais tarde, a nicotina tem muito mais tempo para fazer efeito e os resultados são um mimo. Depois não se queixem. Eu trabalho em infertilidade, por isso eu sei.

Por isso, vejam mas é se ganham juízo e se queimam neurónios com actividades mais estimulantes, em vez de os matarem intoxicados com nicotina.

Sem comentários:

Enviar um comentário