quinta-feira, 14 de junho de 2012

Querido Guilherme

confesso que já não tenho paciência para te ouvir "declamar" a tua lindissima carta dirigida à nossa selecção, com a versão dramática instrumental da Dulce Pontes em fundo. não há porcaria de intervalo na televisão em que não tenha que te ouvir, porém, desta última vez que te escutei apercebi-me que te podia ajudar e que se calhar é mesmo por isso que tanto te cansas em fazeres-te ouvir, para eu te poder ajudar. 

pois que por este meio te envio um conselho precioso. escolhe medicina. a sério, escolhe Medicina. não vás para biologia. não faças essa asneira. em especial se queres mesmo ficar em portugal. acredita, eu sou bióloga e sei. E eu não estou na área de investigação, porque então se esse é o caminho que queres em biologia, pára e desvia-te 180º, porque por aí não chegas a lado nenhum.

vais sempre que ter que explicar às pessoas porque é que escolheste esse curso, e elas nunca vão entender e vão sempre olhar para ti com pena (mesmo quando dizes que sonhas descobrir a cura do cancro). fazeres um doutoramento vai ser uma obrigação, não uma meta a atingir (e da realidade que conheço parece-me que actualmente a sensação que se tem quando se acaba é mais de alívio do que orgulho no trabalho). depois de o fazeres passas o resto da tua carreira como pós-doc, que até pode parecer um nome giro, mas simplesmente quer dizer que não podes ir a mais lado nenhum. nunca vais ver um contrato na tua vida. vives de projectos cujo fundos muitas vezes falham ou nunca aparecem. nunca vais ganhar bem na tua vida (é uma sorte se ganhares ponto). a tua maior preocupação vai ser quantos artigos vais conseguir publicar numa semana. e o mais provável é  seres obrigado a sair de portugal porque aqui simplesmente não dá nem nos querem cá. mesmo que tenhas a sorte de arranjar um emprego, no sentido mais geral da coisa (o meu caso), as perspectivas de evolução e mudança são muito baixas e o número de empregos disponíveis é minúsculo, por isso conta com outros milhares de "cães" atrás do osso, prontos a esfaquear-te na primeira oportunidade e lixar-te a vida. não é bom. o lado positivo, a ver pelo número de biólogos que têm blogues extremamente conhecidos (já não é o meu caso, mas eles existem), é que apesar da desgraça no trabalho, podes sempre libertar a tua mente criativa em posts inspirados e brilhantes no teu blogue.  

por isso, escuta esta tua nova amiga. vai para a medicina. são alguns anos de labuta é verdade, mas compensa.

quem avisa tua amiga é.

Sem comentários:

Enviar um comentário