Ultimamente tenho visto uma carrada de anúncios de venda de casas e há determinadas situações que simplesmente fazem com que automaticamente perca o interesse pela casa.
Eis alguns exemplos:
- grades nas janelas : elas até podem existir, mas por favor não as tenham à mostra, porque sinceramente a pessoa fica logo a achar que vai o risco de ser atacado e assaltado naquela casa é bastante superior ao desejado. Se não as virmos nas fotos do anúncio, assim ao menos só descobrimos que elas existem quando, e se, formos visitar a casa, e pode ser que nesse caso, ela seja tão deslumbrante que o pormenor de ter grades nem seja assim tão desagradável.
- 20 fotografias da casa de banho: a sério, a casa de banho é única coisa que de certeza que vai ser totalmente remodelada, não me interessa se a retrete é banhada a ouro ou não. comigo, casa nova, retrete e banheira nova de certeza. irrita me especialmente quando o anuncio tem 20 fotos da casa de banho e uma do resto da casa. Parece-me logo suspeito.
- fotografias das portas: esta é o oposto da anterior. who cares como são as portas? desde que cumpram o seu objectivo de fechar um determinado compartimento, por mim tá tudo ok.
- fotografias à noite: meus amigos, para já, tirar fotografias à noite não é para qualquer um. na maioria dos casos fica tudo desfocado e não se percebe nada do que está na foto. outra opção é usar flash e nesse caso há sempre um brilho exagerado nas imagens e parece tudo demasiado branco ou demasiado pálido. acreditem, de noite a casa só é interessante para quem lá mora, nunca para quem quer comprar.
- divisões atafulhadas de coisas: ok, eu não peço que as pessoas esvaziem a casa só para tirarem as fotos (se bem que, pessoalmente, atraem-me muito masi os anuncios de casas vazias...), mas pelo menos arrumarem um bocadinho as coisas não lhes ficava nada mal e já agora esconderem outras tantas tb não era má ideia; uma pessoa olhar para um quarto e ver montes de brinquedos espalhados ou a monte, roupa acumulada num canto, bugigangas inúteis por todo o lado, roupa a secar na cozinha, a cama a ocupar o espaço todo, móveis por todo o lado, enfim, não é muito estimulante; as pessoas deveriam tentar tornar as divisões mais apelativas e menos agressivas ao olhar.
- vista para o prédio do lado: a não ser que tenham vista para a baixa lisboeta, para o rio, para um parque natural cheio de pinheiros, para a sé de lisboa, ou qualquer outra coisa fabulosa, não ponham fotos da vista só para provarem que têm janelas na casa.
- pormenores demasiado pessoais: tipo foto da parede cor de rosa que puseram no quarto das crianças, ou foto da parede verde alface que ficou a matar na sala de jantar ao pé da minha cabeça de javali da última caçada. só de pensar no trabalho que vai ser desfazer o feito leva-nos logo a passar ao anuncio seguinte.
- fotografias carregadas de perpectiva: é que se vê logo que a divisão é minúscula e que estão a tentar mostrar que é enorme. Não resulta. não é possível a casa ter paredes tortas e chão inclinado. é um bocado óbvio. e se uma pessoa, quando vê um anuncio, tem de se entortar toda para conseguir ver como é a divisão, isso não é lá muito bom prenúncio.